Não é preciso ir à Europa para ter de tudo um pouco do que tem lá. Aqui temos cidades colonizadas por italianos, alemães, etc, e o que é melhor, gasta-se passeando 20 dias aqui o mesmo que ir à Europa por 05 dias; pernoitando em excelentes hotéis e comendo bem em ótimos restaurantes. Aliás, aqui é onde se come melhor no mundo.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Gramado via Ponte do Raposo


Gramado é conhecida nacionalmente, é uma cidade interessante e estruturada para receber turistas. 
Muitos vão à Gramado, tradicionalmente via Nova Petrópolis ou Canela. O que alguns não sabem (ou se sabem não o fizeram) é que pode-se chegar em Gramado por outra via alternativa.
E o assunto aqui é sobre esta rota, fantástica (a princípio para os mais aventureiros, mas qualquer um pode ir) de Vila Oliva até Gramado passando pela Ponte do Raposo. Após Vila Oliva a estrada passa a ser de terra (mas em boas condições) e no começo não há nada de especial no cenário. Mas aos poucos as montanhas, paredões, mata e o rio lá embaixo começam a encantar. A descida bastante íngreme, com curvas em alguns pontos e passagem para um carro em outros, dá um frio na barriga. 
Ao Chegar no Rio Santa Cruz (ou Caí?) é indispensável parar e apreciar a Ponte do Raposo (feita de aço e importada da Alemanha no começo do Séc.XX) já que há local para estacionar. 
É uma sensação estar no meio das montanhas e mata fechada contemplando a beleza do rio e a histórica ponte. O silêncio e a tranquilidade são surreais.
Dali em diante começa a subida, mais suave do que a parte que desce até o rio. Chega-se à Gramado pelos fundos, mas é fácil se localizar. 
A distância de Vila Oliva até Gramado é de mais ou menos 25Km.  De Caxias do Sul à Vila Oliva são cerca de 40Km.













 Ponte do Raposo