Não é preciso ir à Europa para ter de tudo um pouco do que tem lá. Aqui temos cidades colonizadas por italianos, alemães, etc, e o que é melhor, gasta-se passeando 20 dias aqui o mesmo que ir à Europa por 05 dias; pernoitando em excelentes hotéis e comendo bem em ótimos restaurantes. Aliás, aqui é onde se come melhor no mundo.

terça-feira, 6 de março de 2018

Nova Prata e Protásio Alves - RS

Nova Prata tem se popularizado nos últimos anos devido a sua estância de águas termais: Caldas da Prata. 
Fomos até lá mas não entramos ou ficamos.
 Os cenários são de muita beleza ao longo do caminho de 14 Km, mesclando paralelepípedos e asfalto. Há um pequeno trecho montanhoso com declive (ou aclive), diversas curvas e rio com ponte onde passa um carro por sentido. 
Na época que estivemos (fevereiro) avista-se muitas lavouras de feijão. Caldas da Prata sem dúvida é um belo local para quem procura sossego e descanso em meio à natureza. Pode-se visitar também no sistema day-use onde paga-se para passar o dia e usufruir das opções, como uma cascata que há no local por exemplo.

A cidade também reserva três belas atrações que valem a pena visitar, descritas junto as fotos abaixo

O município possui um pouco mais de 25.000 habitantes mas parece ser maior devido à movimentação e estrutura física, com vários prédios e uma ótima oferta de comércio e serviços. 

Igreja Matriz São João Batista e Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Impacta ao primeiro olhar pela sua imponência e beleza e depois revela um interior muito lindo. Arquitetura externa apresenta elementos visuais marcantes, bonito desenho com muitos ornamentos, duas cúpulas laterais incorporadas e linda torre do campanário nos fundos da Igreja. Internamente maravilhosos vitrais, lustres, imagens de santos em vários nichos laterais e belíssima pintura acima da porta principal. Grande escadaria frontal e praça ao redor com muita vegetação e gramados. Uma obra de arte para ser admirada.

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
Agradável caminhada em meio a uma natureza exuberante. Gruta artificial com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, trilhas para caminhada e muita vegetação. Fica ao final da avenida que cruza toda a cidade desde o pórtico sul.

Parque da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes
Parque da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes
Avenida Presidente Vargas

Pórtico Sul
Uma obra de arte feita em pedra basalto na entrada da cidade junto à rodovia. Possui cinco painéis retratando a rotina e evolução envolvendo o trabalho com o basalto. Possui cascatas entre os painéis.


Caminho para Caldas da Prata




Caldas da Prata (ao fundo, atrás da casa de madeira não pintada)





PROTÁSI
O ALVES
Alguns quilômetros depois da entrada para Caldas de Prata chega-se a esta pequena e simpática cidade de pouco mais de 2.000 habitantes. Você atravessa um bonito pórtico e depara-se com uma longa avenida que culmina na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, na verdade duas Igrejas, a antiga e a nova, ambas uma ao lado da outra. No dia que visitamos as duas estavam fechadas, mas a nova possui janelas baixas entreabertas onde foi possível captar as imagens do seu interior.
Um fato curioso é que para chegar até esta cidade por estradas asfaltadas partindo de Caxias do Sul via Bento Gonçalves a distância é de 122 Km e via Antônio Prado com um trecho de 35 Km de estrada de terra a distância cai para 84 Km.


Pórtico
Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário - à esquerda a antiga Igreja
Interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário

Principal avenida de Protásio Alves vista a partir do pátio da Igreja Matriz


Nenhum comentário:

Postar um comentário