Não é preciso ir à Europa para ter de tudo um pouco do que tem lá. Aqui temos cidades colonizadas por italianos, alemães, etc, e o que é melhor, gasta-se passeando 20 dias aqui o mesmo que ir à Europa por 05 dias; pernoitando em excelentes hotéis e comendo bem em ótimos restaurantes. Aliás, aqui é onde se come melhor no mundo.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Ponte do Korff - Campestre da Serra - RS

Muitos procuram roteiros interessantes e diferentes para o seu fim de semana, existem muitos, mais distantes ou próximos. Alguns buscam locais movimentados como shoppings, cidades como Gramado ou Canela, praias, etc. 
Mas se você procura aventura, locais afastados e tranquilos e que fogem do convencional aqui está um roteiro espetacular muito próximo da região de Caxias do Sul.
Trata-se da histórica Ponte do Korff, inaugurada em 1907, sendo a primeira em que foi possível atravessar RS-SC  através do Rio das Antas. E a estrada que passa pela mesma era a única ligação com o estado vizinho antes da chegada da BR-116. 
A ponte é um espetáculo à parte com sua estrutura de ferro trazida da Alemanha, pilares de pedra colocadas uma a uma em um tempo onde não existiam máquinas para ajudar, piso de madeira e 108m de comprimento
Quem vai até lá por Criúva geralmente volta pelo mesmo caminho. Nós optamos por seguir em frente, saíndo na BR-116 em Campestre da Serra.
A estrada até Criúva (60 Km de Caxias do Sul) é asfaltada, depois são mais 11 Km em estrada de terra em ótimas condições. Após passar a ponte são mais 20 Km até a BR-116 com trechos em boas condições e outros precários. 
Total do roteiro ida e volta: 170 Km.  Antes da ponte (sentido Criúva-Campestre da Serra) há um mirante de madeira onde pode-se contemplar a vista do rio e da ponte. 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário